sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
Ordem Hemiptera
Compreende 85.000 espécies. As peças bucais sugadoras picadoras formam um rostro articulado, mandíbulas e maxilas têm a forma de estiletes e repousam dentro de um sulco dorsal do lábio; asas membranosas; pronoto grande.
Os hemípteros ocorrem em todo o mundo e em virtualmente todos os hábitats. Até recentemente, os homópteros (que contribuem com aproximadamente metade o número de espécies descritas) eram classificados em uma ordem separada, mais a maioria dos autores atualmente inclui este grupo entre os Hemiptera, dos quais diferem em apenas alguns aspectos sutis. Nos homópteros , o rostro geralmente surge na região anterior a cabeça. Nos homópteros, as asas anteriores são inteiramente membranosas, embora sejam frequentemente coloridas (e com aproximadamente o mesmo tamanho das asas posteriores), enquanto nos outros hemípteros as asas são endurecidas na região basal e membranosas apenas na região apical (e as asas posteriores são menores que as anteriores). Nos homópteros as asas são mantidas como uma tenda sobre o abdômen, quando em repouso. Também nos homópteros, as pernas posteriores são frequentemente usadas para saltar, é comum que o corpo seja protegido por secreções serosas, e a maioria produz secreções anais adocicadas, com sacarose.
A maioria dos hemípteros é herbívora, embora muitos prendam outros artrópodes ou vertebrados e alguns sejam ectoparasitos especializados de vertebrados. A produção de som, através de uma série de mecanismos, é muito difundida na ordem. Muitos hemípteros apresentam coloração críptica ou mimetizam outros insetos; o mimetismo de formigas é especialmente comuns (BRUSCA E BRUSCA, 2007).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário